As Palavras Inventadas e o Tabuleiro Academia

Neologismo é o nome dado para palavras inventadas ou expressões novas. Espontâneo ou não,
o ser humano sempre inventa uma

Uma cena muito interessante em Vingadores – Guerra Infinita ocorre quando o Thor foi resgatado de vaguear no espaço pelos Guardiões da Galáxia e num diálogo entre eles, Drax diz: “Ei, essa palavra é inventada!”, e Thor replica, “Todas as palavras foram inventadas.”. Logo, alguém se atreveu a fazer um Neologismo: Neo – novo, Logo – palavra, ismo – a idéia. São ideias para palavras novas, nunca mencionadas. É quase a Eureca da criatividade e também é muito divertido.

Origem das palavras inventadas?

 

O Neologismo começou com Adão? Não. Ou, tratando-se da parte humana, sim. Os mundos foram criados pelo Verbo logo o reverberar da Luz criou todas as coisas. As ideias novas como o Neologismo veio além do que se vê. Coisas da ciência. Espero em breve escrever sobre o assunto mais específico para quem desejar.

Voltemos em Adão no momento que ele viu uma vaca. Claro, naquela época é bem provável que a primeira Língua era a Adâmica e não a Língua Portuguesa, essa que só surgiu em meados de 1200 D.C. Se não havia A VACA, então, qual era seu nome? Gertrudes? Gibarild? Magali? Vassoura? Não se sabe. Mas aceite: a vaca teve seu primeiro nome. Gertrudes é o mais bonito.

Santos substantivos

 

O importante, desde os antigos e até então, que o substantivo, próprio ou comum, concreto ou abstrato, masculino ou feminino, de qualquer pessoa ou coisa, tem um significado, uma origem, um motivo, uma direção profética. Portanto, todas as palavras são importantes, e, como na Linguística, seu significado deve chegar ao significante. Se eu disser que “sou valente”, logo sou “corajosa”. Dizendo isso a alguém, ela vai entender que eu não tenho medo de nada.

Palavras inventadas sem sentido
 

Em falar em nada, algumas palavras podem não ter sentido? Claro. Se aplicado ao tom jocoso ou numa brincadeira. Inventei o nome de um personagem que se chamava Tchubirú, onde tirei da sketch de uma música do Steve Wonder. O que significa? Nada, mas o som é ótimo. Existe a arte do Dadaísmo da época da Vanguarda Europeia que não significava… nada. Eu não gosto disso no tocante à arte porque é similar a um carro desgovernado dando cavalo de pau sobre uma tela com tinta. Vai significar algo? Nada. Pelo menos o Tchubirú tinha sonoridade. Essa é minha opinião.

TABULEIRO 2 - BANNER (1000 × 500 px)
Neologismos e Arcaísmos
 

Não existem somente Neologismos como também o Arcaísmo – palavras na Língua Portuguesa caídas em desuso. O jogo Academia, um tabuleiro de casinhas, cartas e pinos como o Banco Imobiliário, tem 1500 palavras arcaicas ou pouco usadas nesse léxico. Mesmo eu, que estudei Sincronia da Língua, é difícil decifrá-las pelas ferramentas adquiridas na profissão.

A grande tirada do jogo para pontuar é saber o significado daquela palavra, ou inventar um novo significado para ela. E se a palavra Manivela fosse uma vaca no sul de Portugal? Você me acreditaria? Esse é o blefe. Se você acreditar nisso, então pontuo, já que a manivela dá leite no meu imaginário.

A vaca não é manivela


Mas, como eu já falei, palavras tem significado e significante. Jamais farei protesto pela Manivela a fim de que você acredite em mim que é o novo nome da vaca. Seria insano. Prefiro a Manivela temporária no jogo apenas e a manivela denotativa na vida real. Jamais girarei algo tão grande.

REDATORA

Vandressa Holanda Gefali

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp