Laranja Mecânica de Anthony Burgess – Muito além de um filme de Stanley Kubrick

O que o autor de Laranja Mecânica tem a mais para nos dizer sobre literatura inglesa e criação.

Eu ouvi falar de Laranja Mecânica por meio do compartilhamento cultural dos meus irmãos. Até que um dia assisti ao filme dirigido por Stanley Kubrick, o mesmo diretor de 2001: Uma Odisseia no Espaço e O Iluminado, este último o filme adaptado de um livro de Stephen King dito cujo odiou, como vemos também reforçado no filme Jogador nº1 dirigido por Spilberg. Todavia as ligações dessas obras, falaremos desse escritor da qual a obra é mais lembrada do que seu autor, e o nome dele é Anthony Burgess.

 

Quem é Anthony Burgess

John Anthony Burgess Wilson era um escritor inglês de vários gêneros textuais e um crítico literário formado em Língua e Literatura Inglesa (Letras) pela Universidade de Manchester. Escreveu diversas obras alegóricas que era verdadeiras críticas sociais no período da Guerra fria. Sua mais famosa é Laranja Mecânica uma visão sobre o andar da geração das gangues e do conflito Estados Unidos e Rússia, dizendo por meio da obra que o Estado contorna a situação da grande violência dessas gangues.

O porquê falar sobre Burgess

Estudamos Literatura Inglesa e Americana no último ano do bacharelado. Líamos de tudo e quase não saíamos da biblioteca da Universidade. Pesquisávamos muitos desses livros de crítica literária, Massaud Moisés para Literatura Brasileira e Portuguesa, e Anthony Burgess para e outros para a Língua Inglesa. Sei das depravações inseridas em alto teor na sua obra principal pelo que o filme de Kubrick acompanhou o tema de forma explícita. O que interessa mesmo é seu livro de crítica mostrando o equilíbrio de um mestre da literatura que adota a linguagem em seu tom profissional. O livro “A Literatura Inglesa” é exatamente esse trabalho e indico para estudantes e amantes da literatura como sou. Sua obra é como um peixe espinhado aonde é necessário separar o que é bom e o que não é de se engolir. Assim você fica com o que é mais excelente.

REDATORA

Vandressa Holanda Gefali

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp