Ainda à procura da catarse de Frank Peretti

Frank Peretti é conhecido pelo seu best-seller “Este Mundo Tenebroso” lançado nos anos 80, uma obra de cabeceira de tirar o fôlego e de empolgar de emoção.

FRANK PERETTI

Muitos poucos geram a catarse como Frank Peretti. Nem em livros de escritores mais nomeados que ele. Lê-se muitos livros, tenta-se encontrar tal manifestação mais de uma vez, presencia-se muitas obras excelentes, e o máximo que se percebe nessa linha está nos romances de Harlan Coben. O livro de ficção Este Mundo Tenebroso cria esse efeito emocional parecido com o erguer do Mjonir pelo Capitão América em Vingadores Ultimato. É como uma droga gerada pela arte que pedimos aos céus: “faz de novo”. Vamos entender o porquê dessa obra.

O gênero de sua obra

 

Frank Peretti tem um teor do fantástico quase tocando no maravilhoso, pois aqueles que vivem o mundo natural, os seres humanos, veem “em partes” o sobrenatural; já os anjos e os demônios veem tanto o natural quanto o sobrenatural, pelo que o sobrenatural tem acesso ao natural conforme os homens oram. Nesta narrativa os dois mundos são descritos e dialogados com detalhes; os seres espirituais falam, se organizam, estão presentes nas tramas dos seres humanos. É um épico de oração, a verdadeira descrição de como os anjos agem conforme uma igreja ora.

Sobre o que é Este Mundo Tenebroso?

Antes de mais nada, este é um livro de ficção, ou seja, é uma história inventada bem verossimilhante, ou, parecidas com a nossa vida pois são alegorias do real. É um como se fosse muito bem montado. Portanto, vamos à uma pequena sinopse: Esta é a história da cidade de Ashton (uma cidade inventada pelo autor) onde coisas muito estranhas começam a acontecer como o suicídio e desaparecimento de pessoas, consequências de algo maior. Até que um jornalista chamado Marshall descobre uma movimentação financeira muito estranha na universidade da cidade e começa a investigar. Ao mesmo tempo, um pastor jovem de uma pequena igreja, Hank Busche, se depara com uma afronta de poderosos que não o querem na cidade. Ele sente que era algo espiritual e une a igreja em oração. Ao mesmo tempo, no mundo espiritual e muito bem descrito, o principado da cidade junto com seus demônios maquinam o estabelecimento de uma Babel. Mas, ao mesmo tempo, os anjos dos céus estavam preparados para a batalha. A guerra contra o bem e o mal estava prestes a acontecer e de uma forma surpreendente, ligando pontos entre todas as tramas sem deixar nada para trás.

Hoje em dia este livro convence?
 

Nos anos 90 a visão sobre a chamada Batalha Espiritual era de extrema repreensão aos demônios como quem bate diretamente de frente com as trevas. A batalha do livro é travada entre o primeiro e o segundo céus, sendo os seres humanos na terra orando, e o mundo espiritual onde as batalhas entre anjos e demônios são travadas. Hoje em dia muitos tem aprendido algo além sobre o Terceiro Céu – que é onde Deus está. Lá, ao mesmo tempo que estamos na terra, também “… nos fez sentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:6) e é lá que sabemos o que orar. Para ler Este Mundo Tenebroso de Frank Peretti, o pedido é: Se divirtam! O livro é muito bom. Bote a armadura da religiosidade de lado e mergulhe na aventura. Uma coisa é certa: sua vida de oração nunca mais será a mesma.

Dicas para não desistir da leitura

 

  • No início do livro existe uma descrição de cena que atrapalha um pouco a leitura e empaca alguns leitores. Leia a descrição mesmo sem entender como quem olha além da montanha. Depois disso, a obra deslancha e você não vai parar de ler. Eu garanto;
  • Existem dois livros de Este Mundo Tenebroso: A parte 1 e 2. A primeira parte é estupenda, mas a segunda, apenas alguns leitores admiram, porém a trama é muito interessante;
  • Abaixo existe um link para quem quiser comprar os dois livros da série pelo site da Amazon.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.

Efésios 6:10

REDATORA

Vandressa Holanda Gefali

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp